quinta-feira, 1 de março de 2012

Biografia de Max Planck

Biografia: Max Planck nasceu na Alemanha, em Kiel, a 23 de Abril de 1858. Foi um físico alemão, pai da física quântica e um dos físicos mais importantes do século XX.
Mudou-se para Munique, em 1867, onde se matriculou na escola Maximilians. Esteve sob a tutela de Hermann Müller. Este ensinou-lhe astronomia, mecânica e matemática. Foi com Müller que Planck aprendeu o princípio da conservação da energia. Planck formou-se aos 17 anos.
Começou os seus estudos na universidade de Munique, em 1874. Estudou a difusão de hidrogénio através de platina aquecida, mas transferiu-se para a física teórica. Voltou para Kiel, em 1885, onde casou com Marie Merck em 1886. Em 1889, foi para a Universidade de Berlim, onde foi nomeado professor de Física Teórica.


Em 1913, foi nomeado reitor da Universidade de Berlim. Foi senador da Sociedade Kaiser Wilhelm, de 1916 a 1947. Planck morreu a 4 de outubro de 1947 em Göttingen. Encontra-se sepultado no Stadtfriedhof de Göttingen, na Alemanha.

Obras: Teoria dos quanta; Constante de Planck; Lei de Planck. Teoria dos Quanta: Foi o trabalho que mais lhe rendeu o título de nobreza. Trata-se de uma lei que descreve a troca de energia entre corpos. A teoria quântica provocou mudanças e desenvolvimentos em várias áreas do conhecimento: desde o nanismo, que foi o primeiro e o modelo dos processos de telecomunicações modernos e da tecnologia dos microcomputadores. Constante de Planck: Foi descoberta em 1899. É usada, por exemplo, para calcular a energia do fotão. A constante de Planck, representada por h, é uma das constantes fundamentais da Física, usada para descrever o tamanho dos quanta. E = h . v Legenda: E = energia do fotão, denominada quantum; h = constante de Planck; ν = frequência da radiação.   Lei de Planck: Um ano depois, descobriu a lei da radiação térmica, chamada Lei de Planck da Radiação. Esta foi a base da teoria quântica, que surgiu dez anos depois. A Lei de Planck para a radiação de um corpo negro exprime a radiância espectral em função do comprimento de onda e da temperatura do corpo negro. Prémios: Nobel da Física (1918); Medalha Franklin (1927); Medalha Copley (1929); Medalha Max Planck (1929).

Sem comentários:

Enviar um comentário